Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma importante biotecnologia para a pecuária. Permite inseminar um grande número de vacas em dia e hora pré-determinada, sem a necessidade de observação de cio. Concentra e adianta o nascimento, padroniza os lotes de bezerros, acelera o ganho genético e ajuda no desempenho reprodutivo de primíparas que é uma das categorias responsáveis pelo gargalo dos sistemas de produção.

Além destes benefícios destaca-se com a técnica, a facilidade na adoção da Inseminação Artificial (IA), redução na despesa com observação do estro, concepção no início da estação de monta e aumento da eficiência reprodutiva do rebanho com a redução do intervalo de partos. Outra vantagem da inseminação artificial com terapias hormonais, é a sincronização do ciclo estral das vacas para o uso da IA em propriedades não estruturadas para esta técnica.

A IATF, devido à maior praticidade na execução de programas de IA, viabilizou a utilização de touros melhorados em propriedades que não teriam acesso a técnica.

Deve-se levar em consideração, a importância do suporte de técnicos qualificados no processo para maximização de resultados.