Intoxicação por Tamboril e seus efeitos em bovinos


O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 185 milhões de cabeças. A principal raça bovina de corte criada no Brasil é a Nelore, correspondendo a 70% do rebanho brasileiro. Estima-se que 75% da superfície utilizada pela agricultura seja ocupada por pastagens, o que corresponde a aproximadamente 20% da área total do Brasil. Além da grande abrangência, as plantas forrageiras são importantes pelo papel que desempenham na alimentação dos animais, uma vez que 88% da carne produzida no país é oriunda de rebanhos mantidos exclusivamente em pasto (Penati et al., 1999).
Constata-se, com relativa freqüência, falhas no sistema de produção de ruminantes em pastejo, em conseqüência da falta de uso de estratégias e tecnologias apropriadas ou simplesmente por situações adversas, a predominância de plantas tóxicas. O Enterolobium contortisiliquumfaz
parte da família das Leguminosea-Mimosoideae, tendo como nomes populares timburi, timboril, tamboril, orelha-de-macaco, orelha-de-negro, tambori, timbaúba.